Bem-estar no trabalho: entenda a importância de um ambiente voltado a pessoas

Com certeza, você já viu alguém passar por esta situação: depois de um período de muita pressão e cobrança no trabalho, a pessoa ficou doente e precisou ficar alguns dias de atestado médico. O estresse e outros incômodos são grandes ameaças ao bem-estar no trabalho, podendo comprometer a saúde do colaborador e também a da organização.

Ao lado de salários, benefícios e oportunidades de crescimento, o ambiente de trabalho pode ser um fator-chave na tomada de decisão dos trabalhadores. Fatores físicos da arquitetura do local e também traços nocivos da cultura organizacional podem influenciar muito no dia a dia da empresa.

Companhias que não valorizam e investem em seus colaboradores estão colocando em risco seu próprio sucesso. Ao contrário, organizações que investem no bem-estar, na saúde física e mental e na satisfação de seus colaboradores, têm nas mãos um catalisador de resultados positivos.

Influência na tomada de decisões

Um levantamento da agência de recrutamento Monster.com, realizado em 2014, mostrou que 42% dos entrevistados já trocaram de emprego por conta de um ambiente de trabalho excessivamente estressante. O mesmo estudo revelou que o estresse no trabalho causou doenças em 61% dos pesquisados.

Por essas razões, grandes corporações têm investido cada vez mais eu seus ambientes de trabalho. Gigantes como a Google, referência em bem-estar corporativo, têm buscado novas soluções para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores durante as horas do expediente.

Os principais problemas no ambiente de trabalho

A arquitetura interna das empresas mudou muito nas últimas décadas. Nos anos 1960, era comum que os escritórios fossem todos divididos em salas, e cada profissional trabalhava em seu próprio espaço. Esse modelo permitia mais privacidade, mas também limitava as interações entre os membros das equipes.

Cerca de três décadas depois, as empresas passaram a preferir os ambientes abertos. Divisórias baixas e grandes lofts sem paredes proporcionavam uma grande interação entre os trabalhadores, aumentando a sinergia.

Mais recentemente, porém, novas pesquisas começaram a discutir a eficiência desse modelo de organização interna do espaço.

Em 2005, dois pesquisadores da Universidade de Sidney, na Austrália, conduziram um grande estudo sobre a arquitetura interna dos prédios comerciais. O que a pesquisa concluiu foi que ambientes com maior isolamento causam maior grau de satisfação entre os colaboradores.

A principal queixa relacionada aos ambientes abertos foi relacionada à falta de privacidade sonora — ou o fato de todos ouvirem todas as conversas o tempo todo.

Os participantes da pesquisa reconheceram uma maior facilidade de interação nos ambientes abertos. Mas isso, para eles, não compensa o estresse causado por esse tipo de ambiente.

Apesar de ter um alto impacto na produtividade dos colaboradores, arquitetura interna de um edifício não é algo simples de ser transformada. Mas há outros aspectos que impactam o bem-estar no trabalho e podem ser melhorados. Os principais são:

Estresse

Um ambiente de trabalho altamente estressante pode levar a problemas de saúde e a erros na execução de tarefas. Esses problemas pioram se os colaboradores se sentirem pressionados, pela competição, a pular férias ou trabalharem doentes.

Nesse tipo de ambiente, é comum as pessoas entrarem em um estado de fadiga, o que reduz a qualidade do trabalho realizado. O reflexo disso para a empresa vai desde desperdício de recursos até uma taxa alta de rotatividade em suas equipes.

Barulho

Ainda que você se acostume a ele, o barulho no ambiente de trabalho é um estímulo constante. E seu organismo continua reagindo. Alguns dos sintomas mais comuns que ele causa são dores de cabeça e irritabilidade.

Mais impressionante ainda é a relação entre a exposição prolongada a ambientes barulhentos e um maior risco de doenças cardíacas. O ruído ainda prejudica a concentração, impactando diretamente na produtividade dos colaboradores.

Qualidade do ar

É comum entrar em shoppings e prédios comerciais e começar a sentir os olhos secos, a garganta arranhando, o nariz entupido. Esse problema é tão comum, que ganhou até um nome: síndrome do edifício doente.

Essa condição acontece quando não há uma ventilação adequada no ambiente. Os níveis de ácaro aumentam, e a qualidade do ar diminui. O resultado é um comprometimento da saúde dos trabalhadores.

Ergonomia

As dores nas costas são uma das queixas mais comuns relativas à ergonomia do ambiente de trabalho. A causa mais comum para o desconforto são cadeiras de escritório pouco confortáveis.

Mas o problema também pode estar na altura da mesa, na posição do teclado do computador, na falta de apoio para os pés e em outros lugares. Desconfortável e com cores pelo corpo, o colaborador não conseguirá manter sua produtividade.

Dicas para aumentar o bem-estar no trabalho

Mesmo com toda a automação do mundo, é preciso reconhecer: nenhuma empresa sobrevive sem pessoas. Os colaboradores são as células da organização, as unidades que fazem todos os projetos caminharem.

Por isso, assim como em um organismo, é necessário que elas estejam bem — física, psicológica e emocionalmente —, para poderem ter uma performance de excelência no trabalho.

Um ambiente de trabalho voltado para as pessoas favorece isso, e pode ser encarado como um investimento para a empresa. A organização que investe em seus colaboradores, está investindo no próprio sucesso.

Promover melhorias no espaço é um bom começo, mas também há outras formas de tornar o ambiente de trabalho mais amigável. Veja de que formas você pode fazer isso e investir em sua equipe:

Crie uma cultura de respeito mútuo

Relações respeitosas deveriam ser um dos valores-chave de todas as organizações. Os líderes têm um papel fundamental nisso, não só estabelecendo um código de posturas, mas principalmente dando o exemplo.

Um ambiente respeitoso se torna mais estimulante, além de também ajudar a baixar os níveis de estresse entre os colaboradores.

Promova atividades colaborativas

Outra forma de reduzir o estresse e criar um ambiente de trabalho mais saudável é estimular a mentalidade da colaboração — em oposição à da competição.

As empresas consideradas os melhores lugares para se trabalhar, como a Google, têm um propósito que é compartilhado por todos os colaboradores. Para criar esse sentimento de pertença, é importante realizar atividades para fortalecer os laços entre as pessoas e equipes.

Contar com a colaboração de todos para o desenvolvimento de um novo site ou fazer um crowdsourcing interno de ideias para um novo projeto, por exemplo, podem ser boas formas de envolver a todos para um mesmo objetivo.

Promova melhorias no espaço

Leve as queixas de seus colaboradores em consideração e veja o que pode ser melhorado em seu espaço de trabalho. Por mais motivadas e envolvidas que as pessoas estejam com a empresa, ninguém consegue se dedicar quando está com dor.

É claro que muitas mudanças exigirão investimento de recursos financeiros, mas não é necessário fazer tudo de uma vez. Faça um planejamento e vá lidando com as questões aos poucos.

Aproveitando a dica anterior, faça um levantamento com os colaboradores e deixe que eles decidam quais são as prioridades. Seja o barulho, as cadeiras e mesas, ou a ventilação, deixe que eles decidam o que precisa ser melhorado primeiro.

Fonte: Beecorp

36 comentários em “Bem-estar no trabalho: entenda a importância de um ambiente voltado a pessoas

  • 17/11/2020 em 06:47
    Permalink

    erectile device
    erectile tissue in men
    erectile recovery after prostatectomy

  • 20/11/2020 em 05:17
    Permalink

    erectile dysfunction when quitting drinking
    erectile vacuum
    acupuncture for erectile

  • 18/01/2021 em 04:45
    Permalink

    Hi there, I believe your weeb site maay be having
    web browser compatibility issues. Whenever I take a look att your web site in Safari,
    it looks fine however, when opening in Internet Explorer,
    it’s got some overlapping issues. I simply wanted to give you a quick heads
    up! Other tjan that, wonderful website!
    webpage

  • 20/01/2021 em 09:42
    Permalink

    These are truly enormous ideas in regarding blogging. You have touche some fastidious factors here.
    Any way keep up wrinting.
    web site

  • 27/01/2021 em 04:46
    Permalink

    Excellent way of telling, and fastidious post to obtain data about my presentation subject, which
    i am going to present in institution of higher education.

  • 04/02/2021 em 17:06
    Permalink

    Hi! I’ve been following your weblog for a long time now and finally got the
    courage to go ahead and give you a shout out from Humble Texas!
    Just wanted to tell you keep up the fantastic work!

  • 14/02/2021 em 16:44
    Permalink

    Hey there I am so grateful I found your blog,
    I really found you by mistake, while I was searching on Askjeeve
    for something else, Nonetheless I am here now and would
    just like to say many thanks for a incredible post and a all round enjoyable blog (I also love the theme/design), I don’t have time to go through
    it all at the moment but I have bookmarked it and also included your
    RSS feeds, so when I have time I will be back to read more, Please do keep up the great job.

  • 07/03/2021 em 00:22
    Permalink

    I got this web site from my friend who shared with me about this website and
    at the moment this time I am visiting this web site and reading very informative articles or reviews here.

  • 13/03/2021 em 23:57
    Permalink

    Hi there i am kavin, its my first time to commenting anyplace, when i read this paragraph i thought i could also make comment due to this brilliant piece of
    writing.

  • 14/03/2021 em 15:56
    Permalink

    I wanted to thank you for this good read!! I definitely loved every bit of it.
    I have you book-marked to look at new things you post…

  • 14/03/2021 em 21:30
    Permalink

    Hi, i read your blog occasionally and i own a similar one andd i was just curious if you get a
    lot of spam feedback?If so how do you stop it, any plugin or anything you can advise?
    I get so much lately it’s drving mme mad so any support is
    very much appreciated.
    homepage

  • 19/03/2021 em 08:02
    Permalink

    I have read so many articles about the blogger lovers but this post
    is in fact a pleasant paragraph, keep it up.

  • 24/03/2021 em 01:50
    Permalink

    What’s up, constantly i used to check website posts
    here in the early hours in the daylight, for the reason that
    i enjoy to learn more and more.

  • 25/03/2021 em 15:02
    Permalink

    I am really enjoying the theme/design of your blog. Do you ever run into any internet browser compatibility problems?

    A handful of my blog readers have complained about my website not
    working correctly in Explorer but looks great in Safari.
    Do you have any advice to help fix this problem?

  • 30/03/2021 em 02:10
    Permalink

    I absolutely love your website.. Great colors & theme.
    Did you create this site yourself? Please
    reply back as I’m looking to create my own personal site
    and would love to learn where you got this from or just what the theme is named.
    Many thanks!

  • 08/04/2021 em 00:51
    Permalink

    Wow that was unusual. I just wrote an incredibly long comment but after I clicked submit my comment didn’t show up.

    Grrrr… well I’m not writing all that over again. Regardless, just wanted to say fantastic blog!

  • 09/04/2021 em 07:29
    Permalink

    Hi there! This post could not be written any better! Looking
    through this post reminds me of my previous roommate! He constantly kept talking about this.
    I’ll send this information to him. Fairly certain he will have
    a great read. Many thanks for sharing!

  • 11/04/2021 em 05:50
    Permalink

    Thank you a lot for sharing this with all folks you actually understand what you are talking about!
    Bookmarked. Kindly also consult with my site =). We will have a
    hyperlink change agreement among us

  • 23/04/2021 em 20:52
    Permalink

    Hi, I think your blog might be having browser compatibility issues.

    When I look at your blog site in Opera, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it has some overlapping.

    I just wanted to give you a quick heads up! Other then that, amazing blog!

  • 25/04/2021 em 19:14
    Permalink

    These are truly impressive ideas in on the topic of blogging.
    You have touched some fastidious factors here.
    Any way keep up wrinting.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: O conteúdo está protegido !!