Sob protesto de enfermeiros, Susam anuncia troca de empresa em unidades de Manaus

Em nota, o Ieti diz que vê com “grande pesar” que o pregão 1015/2018 foi homologado pela Susam e que “infelizmente os requisitos solicitados no Projeto Básico não foram respeitados”.

A secretária executiva adjunta de Atenção Especializada de Manaus da Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam), Dayana Priscila Mejia de Souza comunicou a diretores de unidades da capital que vai substituir os profissionais intensivistas do Instituto de Enfermeiro Intensivistas do Amazonas (Ieti) pelos enfermeiros da empresa Manaos, a partir de novembro. Segundo o Ieti, os novos contratados não tem capacidade técnica para a função.

Em nota, o Ieti diz que vê com “grande pesar” que o pregão 1015/2018 foi homologado pela Susam e que “infelizmente os requisitos solicitados no Projeto Básico não foram respeitados, e nem a honra da preparação e do trabalho do enfermeiro intensivista”. E cita a frase do economista norte-americano, crítico social, filósofo político e autor liberal Thomas Sowel: “É difícil imaginar uma maneira mais perigosa de tomar decisões do que deixá-las nas mãos de pessoas que não pagam o preço por estarem erradas.”

Segundo o Iet, para os que não conhecem a profissão há uma confusão quanto ao que é ser enfermeiro (nível superior), sendo muitas vezes generalizado esse termo para profissionais que tem o curso de técnico de enfermagem (nível médio). E informa: “Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem não são similares. Inclusive a Lei 7498/1986 ampara e define as ações que cada tipo de profissional pode desenvolver, sendo bem claro: Art. 8º Ao enfermeiro incumbe: I – privativamente: (…) g) cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida; h) cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos científicos adequados e capacidade de tomar decisões imediatas”.

A direção do Ieti diz que continuará prestar “um serviço de excelência nos cuidados aos pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva do Sistema Único de Saúde da cidade de Manaus”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: O conteúdo está protegido !!