Governo Wilson Lima deixa Crianças com câncer sem tratamento após saída de oncologista de hospital em Manaus

Crianças com câncer têm tratamento suspenso após saída de oncologista de hospital em Manaus, denunciam famílias

Médica oncopediatra da Fundação Cecon pediu exoneração no começo do mês. Pacientes recebem tratamento com dipirona e soro até que hospital regularize contratação de especialista.

Pacientes do Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas, a Fundação Cecon, seis crianças tiveram seus procedimentos médicos suspensos após a saída da única médica oncopediatra do Hospital. Outros 23 pacientes tiveram procedimentos remarcados. A especialista pediu exoneração no início de janeiro e, segundo as famílias, desde então, os tratamentos pararam. 

O choro da pequena Laysa, de um ano e dois meses, vem de um dos leitos da Fundação Cecon. A mãe tenta aliviar as dores da menina, que tem câncer no pulmão e está internada há dois meses. Na cama ao lado, a Maria Júlia, de três anos, também sofre com a mesma doença. As famílias dizem que, mesmo internadas, o tratamento das crianças ainda não começou. 

“Ela está num estágio que ela realmente precisa fazer o tratamento. O que aconteceu é que a médica responsável dela, a oncologista, saiu, e aí ela ficou sem médico especialista na área. Já era pra ter começado a quimioterapia, mas até agora, nada”, disse a tia de Maria Jília, Janaele de Cássia Botelho Fuziel.

Segundo o tio de Laysa, Jony Carin dos Santos, enquanto permanece internada na Fundação Cecon, ela ameniza as dores que sente com o uso de soro e dipirona. 

“O diagnóstico foi que ela tá com câncer na região do abdômen e que hoje a gente recebeu um diagnóstico do médico que foi lá que os órgãos da minha sobrinha já não têm mais jeito. A doença já tomou conta e tá tomando conta dos ossos dela também”, comenta o tio. 

Eles falaram que não tem mais o que fazer por ela. Praticamente já escreveram a sentença da minha sobrinha”

Maria Júlia está internada há quase um mês na Fundação Cecon, segundo a família. Sem tratamento no Hospital com a saída da médica, ela conseguiu uma vaga em um hospital, em Belém, no Pará. Apesar de ter conseguido a vaga, os parentes informaram que a Secretaria de Saúde do Amazonas disse que não pode fazer o transporte da menina. 

“Eu fui na secretaria de saúde eles falaram que não poderiam fazer nada. Que era para a gente procurar nossos direitos e a gente não sabe mais o que fazer, porque, a cada dia que passa, ela fica pior e o caso dela é com urgência. O máximo possível”, lamentou o tio de Maria Júlia. 

A Fundação Cecon

A Fundação Cecon é um hospital de referência no tratamento de câncer e atende pacientes de toda a Região Norte. O diretor da instituição, Gerson Mourão, nega que houve suspensão de tratamentos e informou que uma médica sem especialização em oncologia está cuidando dos pacientes enquanto uma especialista não é contratada. 

“Ela não tem, por exemplo, como passar uma quimioterapia. mas naquele momento não havia essa necessidade. A partir desse momento, vai ser discutido isso. Nós estamos tomando providências”, disse o gestor.

MP acompanha caso

Ao Ministério Público Federal, que investiga a consequência da falta de médicos, a direção do hospital passou outra informação. Segundo a procuradora da república Bruna Menezes, o hospital informou que houve a suspensão pela falta de profissional habilitado para prestar a assistência aos pacientes. 

“A interrupção na prestação de serviço, no acompanhamento da doença, significa um retrocesso que a gente não consegue medir. isso pode gerar mortes, isso pode gerar danos irreversíveis”, comentou a porocuradora. 

Segundo o secretário de saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias, a Fundação Cecon tem cerca de seis crianças internadas e mais um conjunto de crianças que precisam de pareceres de médicos especialistas. Para os pacientes nesse caso, até metade desse mês de janeiro, o que está sendo feito é: reformulação e agendamento das consultas ambulatoriais. 

Ainda conforme o secretário, o Estado tem convocado, com apoio do Hemoam, uma médica especializada a fazer os procedimentos necessários aos pacientes e, a partir de então, continuar o atendimento de todas as crianças. 

O secretário Rodrigo Tobias informou que o governo fará o transporte aéreo da paciente Maria Júlia para Belém, no dia 23. 

Por meio de nota, a Fundação Cecon informou que em reunião com a Susam e a Fundação uma proposta foi feita na sexta-feira (17), e a médica aceitou ficar e retomar o atendimento aos pacientes, já nesta segunda-feira (20). 

Além disso, está sendo alinhada uma parceria com o hospital de Barretos, para reforçar o atendimento, possivelmente com a vinda de um profissional. 

“Haverá uma reunião na Cecon para esse alinhamento com um profissional enviado pelo hospital de Barretos. A dificuldade gira em torno da escassez de profissionais dessa área no estado, onde só há três oncopediatras em atividade. Uma é da Fundação Cecon e a a outra do Hemoam”, informou o Estado. 

*Por Alexandre Hisayasu, do Grupo Rede Amazônica.

Matérias relacionadas a saúde na gestão Wilson lima:

9 comentários em “Governo Wilson Lima deixa Crianças com câncer sem tratamento após saída de oncologista de hospital em Manaus

  • 29/11/2020 em 02:42
    Permalink

    Thanks for the good writeup. It actually used to be a leisure account it. Look complicated to far added agreeable from you! By the way, how can we keep in touch?|

  • 23/12/2020 em 18:01
    Permalink

    It’s actually a cool and helpful piece of info. I am happy that you just shared this helpful information with us. Please stay us informed like this. Thanks for sharing.|

  • 25/12/2020 em 07:20
    Permalink

    Touche. Outstanding arguments. Keep up the great spirit.|

  • 25/12/2020 em 21:43
    Permalink

    I think this is one of the most vital information for me. And i am glad reading your article. But should remark on few general things, The site style is great, the articles is really great : D. Good job, cheers|

  • 06/01/2021 em 05:37
    Permalink

    Wonderful beat ! I would like to apprentice at the same time as you amend your web site, how can i subscribe for a weblog site? The account helped me a appropriate deal. I have been a little bit familiar of this your broadcast offered vibrant transparent concept|

  • 15/01/2021 em 14:08
    Permalink

    What’s up, after reading this remarkable post i am also happy to share my familiarity here with friends.|

  • 05/03/2021 em 15:40
    Permalink

    Hello there! Do you know if they make any plugins to protect against hackers? I’m kinda paranoid about losing everything I’ve worked hard on. Any tips?|

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: O conteúdo está protegido !!