Como escolher o batom certo para você

O batom é o item mais básico da maquiagem e, mesmo assim, muitas mulheres ainda têm muita dificuldade em escolher tom e textura ideais. Entretanto, não é difícil descobrir quais têm mais a ver com você. Aqui vai uma ajudinha! 

Hoje, o mercado tem diversos tipos de texturas: cremosos, matte, gloss, vinílico, lápis, líquidos… Com tantas opções, você deve descobrir com qual delas se adapta melhor. Experimente cada uma antes de comprar para ter segurança e não desperdiçar dinheiro.

Experimente do modo correto

É antiga e até hoje muito aceita a ideia de que, para saber se o batom vai combinar com você, basta passar um pouquinho no antebraço ou no dorso da mão. Entretanto, essa não é a maneira mais confiável de saber se o tom escolhido dá match com você. Isso acontece porque o tom da pele do braço não é o mesmo dos lábios. Por isso, peça à vendedora um aplicador descartável e teste o batom na boca.

Decida quando vai usar o batom

Cada ocasião social pede um batom diferente. Para o dia, é mais usual aplicar tons claros, texturas cremosas ou gloss. Nude, rosas, corais e tons abertos de vermelho são boas opções para as primeiras horas do dia. Entretanto, à noite, em festas e ocasiões formais, os tons mais escuros e o matte são os mais indicados. Vinho, marrons e violetas são as cores que mais combinam com a maquiagem marcada. Assim, antes de comprar, saiba em que ocasião você pretende usar o batom para não errar.

Saiba quais tons combinam mais com a sua pele

As diferentes tonalidades de pele pedem diferentes cores de maquiagem. Funciona assim com as bases, pós e sombras, e não é diferente com o batom. Se você está em dúvida sobre qual cor escolher, analise seu tom de pele e procure os subtons que mais combinam. Peles claras pedem rosas, pêssego, beges claros, framboesa e qualquer tom de vermelho. 

A pele parda se dá bem com o rosa e o vermelho, assim como o vinho, coral e marrom. Já a pele negra, costuma combinar mais com os tons terrosos, vinhos, ameixa e claro, o vermelho.

Outro ponto importante em relação à cor da pele é que a noção de nude varia de acordo com a tonalidade. Quanto mais clara a pele, mais claro deverá ser o nude. O tom vai subindo à medida que a pele for escurecendo. É importante entender que o nude é o tom que mais se assemelha à cor e ao subtom da sua pele. Para peles mais claras podem ser nudes com fundo rosado e avelã; e para peles mais escuras podem ser nudes com fundo arroxeado e marrom.

Cuidado com cores muito exóticas

As marcas têm uma infinidade de cores de batons. Muitas delas são incomuns, como azul, roxo, preto e amarelo. Para usar esses tons, toda a maquiagem e até a roupa e a cor do cabelo devem estar em harmonia para passar uma mensagem. Caso contrário, o efeito pode ser apenas um desastre completo. Então, se não for carnaval, pense duas vezes antes de comprar cores exóticas. Elas combinam com o seu estilo e sua personalidade ou você quer apenas testar?

Ainda tem dúvidas sobre como escolher o batom certo?  

O batom já faz parte do rosto da mulher, logo, escolher o batom certo não precisa ser uma tarefa árdua. Basta seguir essas dicas e seu único problema será não conseguir parar de comprar! Ah, aproveita e conta para nós quais as suas marcas preferidas aí nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *