Mãe de Gugu recebe homenagem por ter doado órgãos do filho

Maria do Céu ganhou prêmio do Ministério da Saúde, que lançou campanha de doação

Nesta quinta-feira (24), Maria do Céu, mãe de Gugu Liberato, foi homenageada por ter doado os órgãos e tecidos do filho. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, entregou um prêmio pela colaboração e incentivo da família do apresentador à causa da doação.

– Isso representa a gratidão de todos que tiveram a oportunidade de melhorar e dar continuidade à própria vida. É uma lembrança fantástica porque o Gugu sempre foi um ícone para todos nós brasileiros – disse Pazuello.

A homenagem fez parte do lançamento da Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos.

Maria do Céu, de 91 anos, ficou emocionada e destacou que seu filho sempre ajudou as pessoas. Segundo ela, Gugu constantemente falava sobre a vontade de doar órgãos.

– Eu venho aqui agradecer a homenagem que os senhores estão fazendo para mim e para a minha família. O Gugu sempre gostou de ajudar as pessoas e sempre falava que, quando morresse, iria doar os órgãos. Eu até achava graça, porque ele era bem mais novo do que eu, então eu falava que quem iria morrer na frente dele era eu. Mas, infelizmente, não aconteceu. (…) Ele doou os órgãos lá em Orlando [Estados Unidos], para 50 pessoas e isso foi muito bonito. Apesar da dor que a gente sente no coração, a gente ainda se anima um pouco porque foi uma coisa muito boa. Eu falo para todas as pessoas doarem os órgãos, porque isso é muito bom, os órgãos têm que ser dados para outras pessoas poderem viver – disse a mãe de Gugu.

De acordo com dados divulgados nesta quinta por Daniela Salomão, coordenadora geral do Sistema Nacional de Transplantes, o número de transplantes caiu 37% entre os meses de janeiro e julho, em comparação com o mesmo período no ano passado.