Candidato a Prefeito de Manaus, Romero Reis inclui capacitação e valorização dos professores em governo

Romero tem como principal proposta para Manaus “Vale-Creche” para crianças de 2 a 5 anos

No Dia do professor, 15 de outubro, o candidato a prefeito de Manaus Romero Reis, da chapa Manaus tem Pressa (Partido NOVO), estabeleceu como prioridade melhorar a educação municipal a partir da qualificação dos docentes e servidores por meio da revisão do plano de cargos, carreiras e salários dos professores, com bônus salarial atrelado ao desempenho dos alunos; além de instituir a meritocracia no processo seletivo de escolha dos gestores e diretores da rede de ensino municipal.

“Investir na educação também passa por valorizar os professores, que são seres especiais por dever de ofício. Os professores vão ser muito bem cuidados na minha gestão, com salários adequados, com treinamento, capacitação, porque eles vão promover educação de qualidade”, ressaltou.

Outra proposta de Romero para a educação municipal é incluir habilidades matemáticas, tecnológicas e idiomas à grade curricular, com matérias próprias do mundo digital: Programação, Automação, Matemática avançada, Matemática Financeira, Língua inglesa e Língua espanhola. O objetivo é capacitar os alunos para os desafios do mercado de trabalho contemporâneo com educação de base de qualidade.

“Sei como a educação pode transformar a vida de uma pessoa pelo meu próprio exemplo. Meu pai não concluiu a quarta série primária e minha mãe não terminou o ginásio. Mas eles fizeram questão de me ensinar bons valores e me deram oportunidade de estudar. Estudei em escolas militares, entrei para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e no Instituto Militar de Engenharia (IME), no Exército Brasileiro, de onde entrei para a reserva no posto de major. Daí fui me especializar e entrei para a vida empresarial. Quero trabalhar para que os jovens manauaras também possam mudar suas vidas por meio da educação”, disse o candidato.

Além disso, Romero tem como principal proposta para Manaus “Vale-Creche” para crianças de 2 a 5 anos. O Vale Creche no valor de R$ 511 pretende disponibilizar 10 mil vagas através de oferta de bolsas de estudos em creches particulares.  O Vale Creche não exclui a responsabilidade do município de cuidar da educação infantil, com a construção de centros educacionais próprios.

Outros projetos

O plano de governo de Romero Reis também prevê para a educação a implantação do Projeto Piloto Escola Independente ou Charter School. Isso deve funcionar através de uma parceria entre a iniciativa privada e o poder público para a educação, transferindo a responsabilidade da gestão da escola para um grupo empresarial, dentro de parâmetros de qualidade, definidos e monitorados pelo Conselho Municipal de Educação.

Esse modelo de ensino inclui disciplinas na grade curricular ligadas ao mundo digital, como empreendedorismo, gestão e inovação.  Esse modelo, que já funciona na Europa e nos Estados Unidos, é conhecido como gerador de escolas de referência em qualidade na educação, e possui o mesmo investimento por aluno que a Prefeitura de Manaus já gasta.

*Com informações da assessoria