Mulher é resgatada após passar anos trancafiada pelo marido

Maus tratos eram cometidos com a conivência dos filhos

Uma mulher de 39 anos era mantida trancada há anos pelo próprio marido em um banheiro de casa, no norte da Índia. O cônjuge alegava que ela sofria de uma suposta doença mental que ainda não foi confirmada. Ela foi resgatada por agentes do departamento de Proteção à Mulher e Proibição do Casamento Infantil Rajni Gupta.

A vítima era mantida em cárcere privado com a conivência dos filhos do casal. Ela foi encontrada em um estado lamentável, visivelmente desnutrida e com as roupas e o corpo sujos de excrementos.

O marido foi preso e a mulher está aos cuidados de parentes enquanto a polícia aguarda o resultado dos exames médicos. As autoridades classificaram os problemas mentais como algo infundado. De acordo com a ONG Human Rights Watch (HRW), “centenas de milhares de pessoas com problemas de saúde mental estão acorrentadas em cerca de 60 países ao redor do mundo”.

– As pessoas podem passar anos acorrentadas a árvores, trancadas em jaulas ou celeiros porque as famílias têm dificuldades para lidar com o problema e os governos não fornecem serviços de saúde mental adequados – explica a pesquisadora da ONG, Kriti Sharma.

* Com informações da agência EFE