Wilson Lima anuncia início da vacinação de pessoas acima de 40 anos em Manaus

“Neste fim de semana, Manaus vai parar para uma grande ação de vacinação. Você que tem acima de 40 anos, não deixe de se vacinar. Essa luta é de todos nós”, disse o governador. Nesta quarta-feira, o Amazonas recebeu mais 253 mil doses de vacina contra Covid

Nesta quarta-feira (9), o governador Wilson Lima (PSC) anunciou o início da vacinação de adultos acima de 40 anos contra Covid-19 em Manaus, com largada neste final de semana. 

“Neste fim de semana, Manaus vai parar para uma grande ação de vacinação. Nós estamos disponibilizando para a prefeitura doses para vacinar a população acima de 40 anos de idade. Você que tem acima de 40 anos, não deixe de se vacinar. Essa luta é de todos nós”, disse o governador. 

A ação será coordenada em conjunto com a prefeitura de Manaus, e postos de vacinação serão ampliados na capital.

Na manhã desta quarta-feira (9) uma nova remessa de 253.250 mil doses doses de vacinas contra a Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), chegaram ao Amazonas. Essas doses deverão ser aplicadas nesta etapa de imunizaçaõ em Manaus.

As novas doses foram transportadas em um avião da Azul Linhas Aéreas e desembarcadas no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. As doses foram escoltadas pela Polícia Federal até as câmaras frias instaladas na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

De acordo com Angela Desireé, integrante do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS, a remessa do imunizante passará pelo procedimento de contagem e refrigeração.

“Neste momento estamos conferindo a temperatura das caixas térmicas. Sobre o processo de armazenamento e distribuição, vamos continuar com o mesmo, mantendo no contêiner na temperatura de 2 a 8° C, assim que estiverem com entrada no sistema de informações, nós vamos informar aos municípios para sua liberação, de acordo com o grupo de prioritários”, pontuou.

Segundo a FVS-AM, o público-alvo a receber as vacinas será definido conforme as diretrizes do Ministério da Saúde; e de acordo com as etapas de vacinação concluídas no Amazonas. As prefeituras municipais serão informadas para fazer o agendamento de retirada dos imunizantes diretamente na fundação.

Doses aplicadas – Dados parciais do Programa Nacional de Imunização, da FVS-AM (PNI/FVS-AM), apontam que 1.352.774 doses foram aplicadas em todo o estado até esta quarta-feira (09/06), sendo 861.348 de primeira dose e 491.426 de segunda dose. As informações sobre número de aplicações de doses podem ser consultadas no site da FVS-AM clicando aqui.

Veja o vídeo:

Leia mais: