Oportunidades do agronegócio são discutidas entre Suframa e Câmara Brasil-Hungria em busca de investimentos para a região

Autarquia reuniu-se na última terça-feira (7) com alta cúpula da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Hungria a fim de dar continuidade às ações de atração de investimentos e promoção do modelo ZFM junto a investidores nacionais e internacionais.

Em mais uma ação que busca atrair novos negócios para toda a região, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) ouviu, nesta terça-feira (7), a alta cúpula da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Hungria. A conversa virtual com o presidente da entidade, Janos Barna, e com o vice, Bertalan Braun, fez parte de uma série de reuniões que vêm sendo realizadas desde o ano passado e que fazem parte do Plano de Prospecção de Novos Negócios, idealizado pelo superintendente Algacir Polsin, com a proposta de identificar e atrair novos investimentos, mostrar os incentivos fiscais, a importância da Autarquia e as características do próprio modelo ZFM, junto a investidores nacionais e internacionais. 

A Autarquia se comprometeu em encaminhar os contatos de órgãos e instituições que atuam diretamente com o agronegócio e o comércio na região, no sentido de assessorar nos procedimentos ante ao mercado local, assim como acompanhar e fomentar esse tipo de atividade, a fim de atrair mais investimentos para a área. 

Avanços 

No âmbito do Plano de Prospecção de Novos Negócios, os avanços são consideráveis. A Suframa tem conseguido conversar com o segmento empresarial de várias partes do mundo. Foi assim em outubro de 2021, por exemplo, quando participou do webinário “Estratégia de Desenvolvimento Sustentável para a Região Amazônica: oportunidades para empresas espanholas e networking institucional”.

O evento foi promovido pela ICEX Espanha Exportação e Investimento, entidade governamental que tem como missão promover a internacionalização e a competitividade de empresas espanholas, bem como incentivar a atração de investimentos estrangeiros para a Espanha.

Mais oportunidades

Em março de 2022 foi a vez da segunda edição do AZFA Talks, cujo tema foi “Oportunidades de Inversión en las Zonas Francas de los Países del Mercosur”. Na oportunidade, mais de 100 investidores representantes de 600 zonas francas afiliadas oriundas de 25 países em dois continentes, participaram das discussões. 

“Como o próprio nome já sugere, esse é um projeto, um plano de prospecção. A gente se reúne, mostra as oportunidades e as coisas vão fluindo. Outro exemplo é o interesse da Hero MotoCorp Ltda. em fazer motocicletas elétricas aqui na Zona Franca, junto com indianos. Isso é fruto de uma reunião igual a essas outras”, destaca o coordenador-geral de Comércio Exterior da Suframa, Frederico Aguiar.

error: O conteúdo está protegido !!