‘Suframa nas Escolas’ leva conhecimento sobre a ZFM para 140 estudantes do CIME Josefina Rosa de Mattos Pereira de Castro

A Suframa apresentou nesta quarta-feira (29) uma palestra sobre o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) para cerca de 140 alunos do Centro Integrado Municipal de Ensino (CIME) Josefina Rosa de Mattos Pereira de Castro, no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus. A iniciativa, ocorrida no âmbito do programa “Suframa nas Escolas”, também foi a primeira a ocorrer em uma unidade da Secretaria Municipal de Educação (Semed) neste ano.

O programa tem como objetivo aproximar jovens estudantes da capital amazonense da realidade do modelo ZFM. Durante a palestra, apresentada pela economista da Suframa, Ana Maria Souza, foram discutidos os principais acontecimentos históricos envolvendo a implantação da Suframa e o fortalecimento da ZFM e do Polo Industrial de Manaus (PIM). A economista também apresentou dados estatísticos e os indicadores atuais do polo, além de comentar sobre os desafios futuros para o desenvolvimento regional.

Um dos pontos altos da apresentação foi a discussão sobre as oportunidades potenciais no mercado de trabalho para os estudantes, mostrando os caminhos que eles podem buscar futuramente dentro do ecossistema industrial e tecnológico da região.

Para a diretora da escola, Lucicleia Duarte, a ação vai além do conteúdo técnico, servindo como uma poderosa ferramenta de motivação. “A palestra vem pra mostrar pra os nossos estudantes que eles têm condições de sonhar alto, de pensar grande. A escola precisa trabalhar isso também”, destacou a gestora.

O objetivo de despertar o interesse parece ter sido alcançado. O estudante Christye Miguel de Araújo Girard, do nono ano, saiu do evento com novas perspectivas. “Achei muito boa a palestra. Eu já tinha um leve interesse em trabalhar na Zona Franca por conta dos parentes que já haviam comentado sobre isso, mas depois dessa palestra, tenho mais interesse ainda em buscar essa oportunidade”, relatou.

Presente no evento, o subsecretário da Semed, Aroni Bentes, elogiou a parceria e a importância de conectar o currículo escolar à realidade local. “É fundamental pra nós. Quero agradecer a disponibilidade da Suframa de colocar uma profissional pra falar com os alunos sobre a importância do PIM. É muito importante aprender português, geografia, matemática, mas, sobretudo, é essencial entender a realidade econômica da cidade onde moramos”, afirmou Bentes.