Bombeiros encerram buscas após deslizamento em Manaus; 4 crianças e 4 adultos morreram

Manaus/AM| O Corpo de Bombeiros encerraram as buscas por vítimas na manhã deste segunda-feira (13)  na rua Topázio com Pingo D’água, na Comunidade Nova Floresta, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus, onde o deslizamento de um barranco deixou oito pessoas mortas. Entre as vítimas estão duas mulheres, dois homens, três meninos e uma menina.

(Foto: Divulgação)Os oito corpos  encontrados soterrados foram levados na carroceria de um carro do Corpo de Bombeiros para o Instituto Médico Legal (IML), ainda na mdrugada de domingo (12). Ainda de acordo com os bombeiros, nove casas foram atingidas.

De acordo com o coronel Borges, subcomandante do Corpo de Bombeiros, as equipes estão contando com o tempo para continuar o trabalho de remoção da lama e terra que ficou após o deslizamento.

“O terreno está muito encharcado, tratores estão afundando e no trabalho de remoção das terras estão sendo usadas máquinas e caçambas, mas estão atolando. Foram oito mortes. Quatro adultos e quatro crianças, sendo dois homens, duas mulheres, três meninos e uma menina. Não houve mais reclamação de desaparecidos. Nós trabalhamos com esses dados oficiais. Moradores da área se reuniram emoradores que são mais antigos contaram só com esses oito mortos mesmo. Vamos trabalhar com isso. Mas para ter 100% de certeza só depois que removemos toda esse barro”, disse.

“Aqui é uma área de risco e se houver chuvas nos vamos retirar todas as pessoas que estão trabalhando no local. Nos vamos trabalhar enquanto o tempo estiver bom”, concluiu o subcomandante.

Imagens registradas pela população mostram os momentos de resgate durante o deslizamento. Nos vídeos é possível observar a força conjunta dos próprios moradores da área que foram os primeiros a tentarem ajudar no resgate de vítimas soterradas pelo barro e lama.

As imagens ainda mostram as pessoas cavando a terra com as próprias mãos e com auxílio de pás e enxadas.

O Centro de Cooperação da Cidade (CCC), ativou na noite deste domingo (12) o Comitê de Gestão de Crise, em decorrência de um deslizamento.

As secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), de Infraestrutura (Seminf), Assistência Social (Semasc) e Limpeza Pública (Semuslp) iniciaram junto com os moradores uma força-tarefa para tentar encontrar sobrevivente