Manaus está entre as capitais brasileiras com mais dificuldades no acesso a informações públicas.

Pesquisa conduzida pela Open Knowledge Brasil revela que Manaus está classificada entre as capitais com menor acesso a dados públicos, ocupando a 20ª posição no ranking. Em uma escala de 0 a 100, a capital do Amazonas obteve nota 3.

A Open Knowledge é uma ONG que se empenha em promover a transparência das informações. Manaus foi classificada como opaca, abaixo do nível baixo.

A avaliação considera dados que estão disponíveis ao público sem necessidade de solicitação à instituição pública, de forma online e gratuita.

Entre os itens avaliados, Manaus tem melhor pontuação nas finanças públicas. A cidade recebeu nota zero na disponibilidade de dados sobre assistência e desenvolvimento social, cultura, esporte e lazer, habitação, infraestrutura urbana, legislação, meio ambiente, mobilidade e transporte público, ordenamento territorial e uso do solo e segurança pública.

Das 26 capitais brasileiras, 21 foram classificadas como opacas, a pior faixa de índice, enquanto outras três estão em um nível de abertura ainda considerado baixo, entre 21% e 40%.